Brasil

Brasileiros em quarentena começam a se despedir da base aérea de Anápolis

Os 34 passageiros que vieram da China tiveram o resultado do exame negativo para coronavírus. A partir das 12h, eles voltam para casa em dois voos da FAB

Correio Braziliense
postado em 23/02/2020 10:32
Um dos voos que saem de Anápolis tem  Brasília como destinoApós 14 dias confinados na Base Aérea de Anápolis, os brasileiros que saíram da China para escapar do surto do coronavírus deixam a quarentena neste domingo (23/2). Eles serão levados para casa, em nove estados diferentes, em voos da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com o Ministério da Defesa, dois voos partirão da Base Aérea de Anápolis com os repatriados a partir do meio-dia. Um vai para Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis. Já o outro vai para Brasília e depois para o Pará. Nesse vôo, também embarcarão dois repatriados que vão pegar voos comerciais com destino a São Luís e Natal em Brasília. 

Os 34 repatriados vão embarcar em voos da FAB depois de uma cerimônia de despedida da quarentena que contará com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo; do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, prevista para começar às 10h30. Antes, eles participam de um café da manhã de despedida com os 24 profissionais - militares, profissionais de saúde e de comunicação - que acompanham o grupo desde Wuhan e, por isso, também ficaram de quarentena em Anápolis.

Esses profissionais também usarão voos da FAB para voltar para casa neste domingo. Eles vão embarcar depois de receberem os cumprimentos dos repatriados e também do ministro da Defesa. 

Fim da quarentena

O fim da quarentena foi anunciado nesse sábado (22/2) pelo governo, depois da confirmação de que nenhum dos brasileiros foi contaminado pelo coronavírus. O resultado negativo foi confirmado após o terceiro exame laboratorial realizado pelo grupo de 34 brasileiros que moravam em Wuhan, na China, antes da epidemia do coronavírus. E foi recebido com festa pelos repatriados. Vídeos publicados nas redes sociais mostram esses brasileiros vibrando ao tirar as máscaras de proteção após receberem o resultado do exame. 

A saída da Base Aérea de Anápolis, contudo, foi antecipada. Inicialmente, estava prevista para quinta-feira (27), após 18 dias de confinamento. Mas foi antecipada visto que os exames já confirmaram que os repatriados estão saudáveis e que a Organização Mundial de Saúde garante que 14 dias é o prazo necessário para descartar qualquer hipótese de contaminação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags