Correio Braziliense
postado em 23/02/2020 10:14
A cerimônia de conclusão da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil deverá ter inÃcio neste domingo, 23, à s 10h30, na Base Aérea de Anápolis onde estão os 58 brasileiros que foram resgatados em Wuhan, na China, epicentro dos casos de coronavÃrus no paÃs asiático.
Segundo informações do Ministério da Defesa, o ministro Fernando Azevedo e Silva terá primeiro um encontro com os 24 brasileiros que integraram a tripulação que foi à China para a operação de resgate, entre equipes de voo, médicos e pessoal de comunicação e que também cumpriram o perÃodo de quarentena.
Em seguida, deverá começar a cerimônia com todos os repatriados, seguida do embarque para os Estados de origem de cada um. Serão utilizadas duas aeronaves da FAB. Um deles fará o roteiro Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Um segundo seguirá para BrasÃlia e de lá um outro voo da FAB irá para a Serra do Cachimbo, no Pará, com um passageiro. Outros dois passageiros que desembarcarão em BrasÃlia seguirão em voos comerciais para o Rio Grande do Norte e Maranhão.
O acesso da imprensa à base foi liberado há pouco e um ônibus levou os jornalistas para o local onde será realizada a cerimônia. Não há previsão de fala dos repatriados. Os dois aviões que farão o transporte já estão na pista.
A liberação das 58 pessoas que estavam confinadas desde o dia 9 de fevereiro foi possÃvel após o resultado negativo para coronavÃrus obtido com a terceira análise, colhida na sexta-feira e concluÃda neste sábado (22). Os exames foram realizados pelo Laboratório Central do Estado de Goiás e pela a Fundação Oswaldo Cruz.
Hoje, no Brasil, há apenas um caso suspeito de coronavÃrus - no Rio de Janeiro - e 52 casos investigados já foram descartados.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.