Brasil

Desfile da Unidos de Vila Isabel homenageia Brasília na Sapucaí

A escola de samba carioca conta a história da capital na avenida

Correio Braziliense
postado em 24/02/2020 20:10
pessoas fantasiadas na avenidaQuando a Unidos de Vila Isabel pisar nesta segunda-feira (24/2) na avenida — segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí —, Brasília será mais uma vez a homenageada. Com enredo "Gigante pela própria natureza: Jaçanã  e um indio chamado Brasil ", dos compositores Cláudio Russo, Chico Alves e Júlio Alves, a azul e branco do bairro de Noel Rosa apresenta a partir de um conto indígena, a formação dos povos de diversas regiões do país. Do descobrimento à construção da Capital. 
 
 
 
No refrão, a letra destaca: Ô viola! A sina de preto velho/É luta de quilombola, é pranto, é  caridade/ Ô fandango! Candango não perde a fé/ Carrega filho e mulher/Para erguer nova cidade. A poesia também chama Brasília de "jóia rara prometida". A comissão de frente, o clamor de Uaikôen, faz uma introdução do enredo. O curumim-Brasil ê apresentado e, na performance, se transforma em um grande guerreiro  guiado pela força de seus antepassados. 
 
No primeiro carro (abre alas), na canoa do sonho, Jaçanã surge para apresentar a história da cidade-menina, Brasília, que será considerada epicentro místico — energético de sua terra. É na segunda ala, Caldeirão de Brasilidade, na lenda dessa menina-Brasília surge outro símbolo de unidade do povo: as bananas. É durante todo o desfile tem lembranças e manifestações de gratidão a fandangos, sulistas, cariocas, nordestinos e a todos que foram fundamentais na formação da cidade.  Especialmente ao seu idealizador: Juscelino Kubitschek. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags