Brasil

São Clemente e Vila Isabel fazem referência a Brasília durante desfiles

Noite de segunda-feira (24/2) na Sapucaí teve emoção e muita memória para a capital do país

Correio Braziliense
postado em 25/02/2020 00:35
carro alegorico de carnavalA Unidos da Vila Isabel deixou a passarela em ritmo de comemoração antecipada.  "É campeã", gritavam os integrantes. Com enredo "Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil ", dos compositores Cláudio Russo, Chico Alves e Júlio Alves, a azul e branco do bairro de Noel Rosa homenageou Brasília

No refrão, a letra destaca: "Ô viola! A sina de preto velho/É luta de quilombola, é pranto, é  caridade/ Ô fandango! Candango não perde a fé/ Carrega filho e mulher/Para erguer nova cidade". A poesia também chama a capital federal de "jóia rara prometida". 
 
 

Na comissão de frente, a escola introduziu o curumim-Brasil que se transformou em um grande guerreiro guiado pela força de seus antepassados. Na passarela, a Vila Isabel mostrou superação à crise financeira e não levou voto de protesto ao Governo do Distrito Federal, que não fez o investimento de R$ 4 milhões esperado pelos sambistas. 

Pelo comentarista de carnaval brasileiro, Milton Cunha destacou a grandiosidade dos veículos e definiu como "inteligente" o reaproveitamento de parte da estrutura e dos materiais do ano passado. "Me parece ser o melhor conjunto de abertura", opinou Milton. 
 
 

Protesto com humor

A primeira escola a entrar na Marquês de Sapucaí nesta segunda-feira (24/2) de certa forma também direcionou os holofotes à Brasília, centro dos três poderes. A São Clemente contou "malandragens e trambiques" de acontecimentos reais da história brasileira, desde o período colonial à atualidade, falando sobre os laranjas na política e a era das fake news. O ator e comediante Marcelo Adnet, um dos compositores do samba-enredo da São Clemente, desfilou fantasiado de presidente do Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags