Brasil

Galo da Madrugada traz para SP a versão 'pocket' do bloco pernambucano

Se nas ruas do Recife, o bloco costuma sair com mais de 2 milhões de foliões, em São Paulo a estimativa gira em torno de 100 mil ou 200 mil pessoas

Correio Braziliense
postado em 25/02/2020 10:35
Se nas ruas do Recife, o bloco costuma sair com mais de 2 milhões de foliões, em São Paulo a estimativa gira em torno de 100 mil ou 200 mil pessoasA família pernambucana chegou na região do Ibirapuera antes do galo cantar. Com 14 anos de São Paulo, os Teixeiras estavam ansiosos para matar a saudade da terra natal. "O curioso é que a gente não ia para o Galo. Normalmente, a gente aproveitava a data para ir para Olinda - que é menos cheio", disse o especialista em logística Oscar Teixeira.

Pela primeira vez em São Paulo, o Galo da Madrugada chegou em versão pocket para o carnaval de São Paulo. Ao invés do galo de quase 30 metros do cortejo original, o galo paulista saiu com 4,5 metros (outros três galos com 3, 5 metros foram espelhados pela Avenida Pedro Álvares Cabral). Cabeças de galo, bonecos gigantes e passistas de frevo também são parte do desfile paulista.

Se nas ruas do Recife, o bloco costuma sair com mais de 2 milhões de foliões, em São Paulo a estimativa gira em torno de 100 mil ou 200 mil pessoas. O Galo Da Madrugada nasceu em 1977.

Ainda na família Teixeira, a bióloga Luciana, 45 anos, conta que o pai era quem costumava não perder um desfile do Galo. "Espero que São Paulo se apaixone por ele também", disse.

Luciana e Oscar também trouxeram as filhas Luisa, 11, e Lara, 14, para conhecer o tradicional cortejo.

Para o grupo de pernambucanos formado pelas professoras de educação física Lilian e Vânia Ferrer, e o amigo Snaldo Lino, o Galo em São Paulo será um sucesso. "Não tem erro. Quando a música começa ninguém fica indiferente", disse Lilian.

O mais curioso é o caso de Snaldo. Embora more em São Paulo há 20 anos, ele viaja todo ano para o Recife para participar do Galo da Madrugada. "Olha a sina. Bem no ano em que não pude ir pra o Galo, o Galo veio até mim", brincou.

Especialista em Galo, Snaldo sentenciou que, embora pequeno, o galo de São Paulo "está bonito" (a avaliação se o galo é bonito ou feio é sempre a polêmica do carnaval de Pernambuco).

Marise Cavalcante, 56 anos, é outra recifense que rezou muito para o galo vir para São Paulo. "Há 22 anos eu frequento o Galo da Madrugada. Achei que ia perder. Mas o galo é minha vida. Eu ajoelhei, orei e chorei pelo galo em São Paulo", disse.

O desfile do Galo da Madrugada em São Paulo tem dois trios elétricos, o primeiro comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do Galo da Madrugada - e com a participação Fafá de Belém. Já o segundo vem com André Rio, cantor que participa do bloco há mais de 25 de anos ininterruptos.

A ansiedade por acompanhar o galo fez muita gente acordar cedo. As amigas Cynara Mattos, 59; e Alice Christiani, 60, saíram de casa às 5 horas da manhã. "Só conhecia pela Televisão. Vale muito a pena acompanhar essa manifestação cultural", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags