Brasil

Campeã de São Paulo exalta Paulo Freire

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 04:04
Integrants da escola comemoram conquista inédita: tema do enredo, educador foi criticado por Bolsonaro

A forte presença da política no desfile das escolas de samba ficou evidente com o resultado do carnaval de São Paulo. Pela primeira vez desde a sua fundação, em 1976, a Águia de Ouro levantou o troféu no Sambódromo do Anhembi. No enredo, que falou sobre a evolução do conhecimento humano, a agremiação fez menção ao educador Paulo Freire, que já foi chamado pelo presidente Jair Bolsonaro de “energúmeno” e “ídolo da esquerda”, e é constantemente alvo de críticas do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em uma das alas, a escola do bairro da Pompeia, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, ressaltou a importância da educação com um carro alegórico no formato de uma escola em referência a Paulo Freire. A Águia de Ouro também reproduziu a frase “não se pode falar de educação sem amor”, uma das mais célebres do professor brasileiro, e entoou um “viva Paulo Freire”.

O enredo campeão mostrou a história da sabedoria em ordem cronológica, desde a Idade da Pedra até o futuro com robôs. Foram abordados durante o desfile assuntos como sabedoria intelectual e inventos tecnológicos. Além disso, a escola alertou sobre o potencial do conhecimento humano para a destruição, com a presença de um carro alegórico que relembrou a destruição provocada pela bomba atômica que atingiu a cidade de Hiroxima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

A conquista inédita veio após uma apuração recheada de emoções. Desde o início da leitura das notas, a Acadêmicos do Tatuapé assumiu a ponta e ficou na liderança até o início do penúltimo quesito, alegoria, mantendo um décimo de diferença para Águia de Ouro e Mocidade Alegre, e dois, para a Mancha Verde. No entanto, após receber duas notas inferiores a 10, ela foi ultrapassada por Águia de Ouro e Mancha Verde, campeã em 2019.

No quesito final, bateria, a Águia de Ouro recebeu 10 de todos os jurados e pôde, enfim, soltar o grito de campeã com diferença de apenas um décimo para a Mancha Verde. “Eu não sei nem o que falar. Não sei o que estou sentindo, eu estou muito feliz. A comunidade da Pompeia está há 44 anos atrás desse título. A Águia de Ouro sempre foi grande”, disse Armando Guerra Júnior, o mestre Juca, que comanda a bateria da agremiação.


  • Vazamento tóxico atinge rodovia em SP

    Uma carreta transportando uma substância considerada perigosa — cloreto de benzilideno — tombou na manhã de ontem na Rodovia Regis Bittencourt, que liga São Paulo à Região Sul do país. O acidente, na região de Barra do Turvo, Vale do Ribeira, provocou o bloqueio total da pista por várias horas. O motorista do caminhão morreu no local e houve derramamento do produto na pista. A interrupção do tráfego gerou uma fila que se estendeu por mais de quatro quilômetros. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que o produto té4xico não chegou a contaminar cursos de água na região.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags