Brasil

Paciente confirmado com coronavírus está bem e em isolamento domiciliar

As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, entrevista coletiva realizada pelo Ministério da Saúde

O homem de 61 anos reconhecido como primeiro caso de infecção por coronavírus no Brasil está em isolamento domiciliar e bem. As informações foram divulgadas pelo secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, em entrevista coletiva realizada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (26/2). 

“Este paciente está bem, em casa, em um isolamento domiciliar com a sua família. Uma vez terminados os sintomas que ele apresentou ele deixa de estar nessa situação de paciente isolado e volta à sua vida normal”, disse Germann. O secretário de saúde de São Paulo explicou que o que determina o local de isolamento não é o vírus, mas a condição clínica desse paciente. 

“Você levar esse paciente para um ambiente hospitalar só aumenta a chance de outros pacientes em estados mais debilitados de se contaminarem”, reforçou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. De acordo com o ministro, o paciente confirmado teve contato com 30 pessoas da família no último sábado (22/2), um dia após chegar de viagem. Todas elas estão sendo monitoradas. 

Além do caso confirmado, o ministério também investiga outros 20 casos. A maioria desses casos são de pessoas que passaram pela Itália. Ao total, 12 pessoas que apresentaram sintomas viajaram pela Itália, duas para a Alemanha, duas para Tailândia, uma para China, uma para França, um teve contato com o caso confirmado e um teve contato com um casos suspeito. 

Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o trânsito de pessoas para o Brasil deve se intensificar devido a antecipação de algumas viagens. “Esse trânsito de pessoas deve se intensificar porque as pessoas antecipam volta de férias e volta de intercâmbios desses países que têm pelo menos cinco casos com transmissão interna do vírus”, avalia. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã, Camboja e China possuem essa transmissão interna.