Brasil

Ministério da Saúde confirma caso de coronavírus em SP e monitora outros 20

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o caso confirmado não muda nada do ponto de vista do status sanitário porque que o Brasil já estava no terceiro nível de emergência

Correio Braziliense
postado em 26/02/2020 15:40
O ministro da Saúde, Luiz Henrique MandettaApós confirmar o primeiro caso de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde declarou, nesta quarta-feira de Cinzas (26/2), que monitora outros 20 casos suspeitos do novo vírus no país. Os suspeitos são monitorados em sete estados do Brasil: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Outros 59 casos já foram descartados. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o caso confirmado não muda nada do ponto de vista do status sanitário porque que o Brasil já estava no terceiro nível de emergência, no qual o país declarou emergência de saúde pública de importância nacional. “Esse nível só seria declarado caso tivesse um primeiro caso confirmado, mas antecipamos por causa dos preparativos feitos em função da quarentena dos brasileiros vindos de Wuhan. Então do ponto de vista de status sanitário, não muda nada porque já tínhamos tomado essa medida dias atrás”, explicou o ministro na coletiva de imprensa.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que no terceiro nível existem duas fases: a de contenção e a de mitigação. De acordo com ele, o Brasil está na fase de contenção, a inicial, na qual busca evitar que o vírus se espalhe. “Caso o vírus se espalhe, temos a fase de mitigação, que consiste em evitar casos graves e óbitos. Planejamento similar ao que foi feito durante a pandemia de influenza em 2009”, esclareceu o secretário. 

Saiba Mais

Mandetta garantiu que a vigilância será aumentada e os preparativos para atendimentos também. O Ministério da Saúde espera reforçar o estoque de equipamentos de proteção individual e insumos, como máscaras, luvas, álcool em gel, em até sete dias. 

A maioria dos casos suspeitos são de pessoas que passaram pela Itália. Ao total, 12 pessoas que apresentaram sintomas viajaram pela Itália, duas para a Alemanha, duas para Tailândia, uma para China, uma para França, um teve contato com o caso confirmado e um teve contato com um casos suspeito. 

Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o trânsito de pessoas para o Brasil deve se intensificar devido a antecipação de algumas viagens. “Esse trânsito de pessoas deve se intensificar porque as pessoas antecipam volta de férias e voltam de intercâmbios por causa dessa ameaça do vírus em outros países”, avalia. 

Caso confirmado

De acordo com o secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, o homem de 61 anos reconhecido como primeiro caso de infecção por coronavírus no Brasil está em isolamento domiciliar e bem. “Este paciente está bem, em casa, em um isolamento domiciliar com a sua família. Uma vez terminados os sintomas que ele apresentou ele deixa de estar nessa situação de paciente isolado e volta à sua vida normal”, disse o secretário.

De acordo com o Mandetta, o paciente confirmado teve contato com 30 pessoas da família após chegar de viagem e todas elas estão sendo monitoradas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags