Brasil

Anvisa pede informações sobre estoques de produtos contra coronavírus

Edital de chamamento foi publicado nesta sexta-feira (28/1). Empresas foram convocadas a fornecer informações sobre estoques de produtos

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 11:04
A Anvisa disponibilizará a partir de segunda-feira (02/3) um formulário específico no portal da agência para que as empresas se manifestem.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) convocou empresas a fornecerem informações sobre estoques de produtos que podem ser usados no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-2019). 

O edital de chamamento foi publicado nesta sexta-feira (28/1), no Diário Oficial da União (DOU). A Anvisa disponibilizará a partir de segunda-feira, dia 2, um formulário específico no portal da agência para que as empresas se manifestem. 

Empresas que tiverem produtos registrados no Brasil, usados no combate à doença, e não responderem à agência podem ser penalizadas pela lei 6.437/77, que prevê desde advertência até a perda de autorização de funcionamento no País. O prazo para contribuições é 13 de março.

O Ministério da Saúde já demonstrou preocupação sobre o abastecimento de insumos essenciais para tratar da doença. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, disse na quinta-feira (27/2), que o governo poderia ir à justiça para apreender máscaras em fábricas brasileiras. Também ameaçou pedir multas e retirar do cadastro de fornecedores ao governo de empresas que estariam privilegiando a exportação do produto em vez de atender a uma licitação da pasta.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também afirmou nesta semana que preocupa o desabastecimento de Imunoglobulina, medicamento que pode ser usado para melhorar a imunidade de pacientes mais graves.

"Devem participar do chamamento empresas detentoras de autorização ou registro, no Brasil, de medicamentos, produtos para a saúde, saneantes, cosméticos, alimentos e insumos farmacêuticos que sejam destinados ao diagnóstico, profilaxia, controle ou potencial tratamento da Covid-19", afirma a Anvisa em nota.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags