Correio Braziliense
postado em 29/02/2020 18:19
A Secretaria de Saúde de São Paulo notificou ao Ministério da Saúde, neste sábado (29/2), o segundo caso confirmado de coronavírus no Brasil. O paciente esteve na Itália, por onde também passou o primeiro caso registrado no país, na última quarta-feira (26/2), e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). De acordo com a rádio BandNews FM, o paciente chegou ao Brasil na última quinta-feira (27/2), vindo de Milão, e trabalhou normalmente durante o dia. Depois, começou a apresentar sintomas, como febre, dor muscular e dor de cabeça, e procurou atendimento médico no Hospital Israelita Albert Einstein.
Ainda segundo a rádio, após exames, o caso foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, para que fosse confirmado pelo Ministério da Saúde. O paciente está em isolamento domiciliar com a esposa. Ela também esteve na Itália, mas não apresenta sintomas da doença.
A Secretaria de Saúde do estado afirmou que, por enquanto, ainda não há evidências de circulação do vírus em território nacional. O Ministério da Saúde deve divulgar novas informações sobre o caso ainda neste sábado.
Primeiro caso
O primeiro caso de infecção por coronavírus no Brasil foi confirmado na última quarta-feira, também no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O paciente é um homem de 61 anos, que chegou da Itália em 21 de fevereiro. Ele esteve na Lombardia, região mais afetada pelo contágio.
Com as infecções confirmadas fora da China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para "muito alta" a avaliação de risco para o novo coronavírus a nível global. Até o momento, foram registrados cerca de 83 mil casos do covid-19 no mundo, com 2,8 mil mortes. Cerca de 4 mil desses casos são fora do território chinês, em 49 países diferentes. Ocorreram 67 mortes fora da China.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.