Brasil

Brasília tem o melhor aeroporto em pesquisa de satisfação do passageiro

A edição 2020 do Prêmio Aeroportos Mais Brasil, entregue nesta terça-feira (3), também teve como vencedores, em outras categorias, os terminais de Campinas (SP), Curitiba e Vitória

O aeroporto internacional de Brasília, administrado pela Inframerica, foi considerado o melhor terminal do país na categoria de mais de 15 milhões de passageiros por ano. O reconhecimento foi feito com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, ao longo de 2019, divididos em três categorias: até 5 milhões passageiros ano, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões. O prêmio foi entregue pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em cerimônia realizada, nesta terça-feira (3/3) na área do antigo terminal 2 do Aeroporto de Brasília.

Nesta edição, houve empate entre Campinas e Curitiba na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. Ambos atingiram média anual de satisfação geral de 4,74, numa escala que vai de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”), e dividiram o prêmio. O Aeroporto de Vitória, vencedor na categoria até 5 milhões de passageiros, atingiu nota média de 4,64. Já Brasília, primeiro lugar entre os maiores terminais do país, alcançou 4,48 na avaliação dos passageiros.

Para o ministro Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível nos aeroportos brasileiros. “A gente percebe o acerto do programa de concessões, que mexeu também com a Infraero, que melhorou sua gestão e concorre hoje de igual para igual com aeroportos concedidos”, disse.

Freitas lembrou que 2019 foi um ano difícil para a aviação civil com a quebra da Avianca no Brasil e a crise dos 737-Max. Apesar disso, o preço das passagens aéreas vem caindo. “Estamos começando a equilibrar oferta e demanda, temos um mercado resiliente, forte”, afirmou o ministro.

“Estamos na direção correta com as concessões, na questão regulatória, enfrentando o custo do querosene da aviação, fazendo investimentos para o crescimento da aviação regional. Temos uma engrenagem muito bem azeitada trabalhando em prol da aviação civil, que tem tudo para crescer", acrescentou.