Brasil

Deputados debatem epidemia em comissão

Correio Braziliense
postado em 10/03/2020 04:05
O aumento de casos de Covid-19 no Brasil tem movimentado o Congresso, que debate o tema nesta quarta-feira, em comissão geral no plenário da Câmara dos Deputados. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou presença. “É uma oportunidade para o coletivo da Casa ouvir o ministro e especialistas convidados, de forma a socializar mais a situação do coronavírus”, afirmou a deputada Carmem Zanotto (Cidadania-SC), responsável por articular a sessão.

Na ocasião, Mandetta terá a oportunidade de esclarecer medidas e gastos e alinhavar com os parlamentares de que forma o Legislativo poderá contribuir para minimizar os impactos da doença. “Assim como o Congresso foi ágil na aprovação do projeto que regulamenta a situação de emergência, o mesmo se dá se houver necessidade de mais recurso para a saúde, por exemplo”, explicou Carmem. Apesar de não indicar o valor destinado para o plano emergencial, o Ministério da Saúde garante que as medidas adotadas até o momento estão dentro do orçamento da pasta.

A comissão externa que acompanha o enfrentamento à doença também se reúne nesta quarta-feira para votar requerimentos, entre os quais, o protocolado pelo deputado Luiz Antonio Teixeira (PP-RJ), coordenador da comissão, propondo interromper a exportação de máscaras e de álcool em gel. O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir insumos suficientes para lidar com uma eventual crise.

Outros temas em pauta são: o controle alfandegário e a vigilância em portos e aeroportos; medidas para controlar eventuais reajustes de preços em farmácias; além de discussão de planos de contingência em escolas e outros locais de aglomeração de pessoas.

Durante a reunião, os dez deputados que compõem a comissão definirão as autoridades e especialistas convidados para participar de audiências públicas. (BL e MEC)


Leia mais nas páginas 14 e 16




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags