Brasil

Brasil tem 77 casos confirmados de coronavírus

Ministério da Saúde contabilizou 60 pacientes infectados no último boletim. Em coletiva, no entanto, afirmou que ainda há casos confirmados oficialmente e que não entraram no balanço

Correio Braziliense
postado em 12/03/2020 15:16

Ministério da Saúde contabilizou 60 pacientes infectados no último boletim. Em coletiva, no entanto, afirmou que ainda há casos confirmados oficialmente e que não entraram no balançoO número de pacientes confirmados para o Covid-19 subiu para 77 no Brasil, nesta quinta-feira (12/3). Apesar do balanço oficial só mencionava 60 casos, o Ministério da Saúde afirmou que a contabilização ainda será atualizada a partir das novas confirmações divulgadas pelos estados. Entre as novidades, já estão na planilha mais seis casos no Paraná e dois no Rio Grande do Sul.

 

Outros 16 testes positivos em São Paulo, um na Bahia e dois em Pernambuco também devem entrar na lista ao longo do dia. O Brasil investiga 930 casos e descartou outros 947. Não foi registrado óbitos e há apenas um caso grave, referente à paciente de 52 anos do DF, que está internada no Hran.


O Ministério da Saúde prevê a aproximação da transmissão comunitária, quando não é mais possível detectar de quem veio o vírus. Na tentativa de conter a disseminação, a pasta regulamentou a normatização de isolamento e quarentena. "O caso confirmado, juntamente aos familiares que vivem no mesmo domicílio devem ficar em isolamento por 14 dias, independente dos sintomas", explicou o secretário de vigilância em saúde, Wanderson de Oliveira. Todos receberão a notificação e quem desobedecer às normas fica sujeito a sanções do judiciário.

Para garantir atendimento, o Ministério da Saúde está reforçando a capacidade assistencial da Atenção Primária durante a emergência do coronavírus. Uma das ações é o lançamento do Saúde na Hora 2.0.  Mesmo em postos em que atuem duas equipes, será permitido estender o horário de atendimento. Para isso, foram abertas mais 5,8 mil vagas para que médicos com CRM brasileiro possam assumir o contrato temporário por um ano. Com a mudança, a pasta espera alcançar 40 milhões de brasileiros.
 
Outra medida é a locação de até 2 mil leitos de UTI exclusivamente para atender a situação emergencial do coronavírus. Além disso, a pasta prometeu habilitar todos os leitos que estiverem prontos e apenas aguardando o aval do governo, cabendo a cada gestor local fazer a solicitação. Além do orçamento já liberado para situações de emergência, o ministério deve ter um incremento de mais R$5 bilhões vindos do orçamento impositivo.

Ainda, a pasta vai divulgar, na sexta-feira (13/3), uma série de recomendação para que os estados e municípios saibam lidar com os diferentes cenários e adotem as medidas mais convenientes para cada caso. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags