Correio Braziliense
postado em 12/03/2020 08:51
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na manhã desta quinta-feira, 12, os primeiros casos de transmissão local do coronavÃrus, elevando para 15 o total de pessoas infectadas pela doença no Estado - 13 na capital, um em Niterói e um em Barra Mansa. Os pacientes são um homem, de 72 anos, e sua esposa, de 68. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam quadro estável.
"Este sãos os primeiros casos no Estado de pacientes que não estiveram em paÃses com transmissão comunitária. Como já havia alertado, estávamos esperando que isso acontecesse em breve. No entanto, ressalto que não há motivo para pânico", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.
Com os novos casos, o Rio passa para o nÃvel 1 do Plano de Contingência. Nele, está prevista a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual.
A medida foi estipulada pela Secretaria em janeiro e divide os pacientes em três nÃveis de acionamento, organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos. São eles nÃvel zero, para casos importados; nÃvel 1, para transmissão local no Estado; nÃvel 2, para transmissão comunitária; e nÃvel 3, quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nÃvel 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta.
Caso o Rio de Janeiro atinja o nÃvel 3 da epidemia, a Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu a criar um hospital de campanha e acionar as Forças Armadas, além de suspender cirurgias eletivas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.