Brasil

Retirada de óleo de navio da Vale ocorre a 70 km de parque de corais

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 18:00
MV Stellar BannerO navio contratado pela Vale e que encalhou no dia 24 de fevereiro na costa do Maranhão iniciou a retirada de óleo na última quarta-feira, 11, a cerca de 70 quilômetros do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, o maior banco de corais da América do Sul e um dos maiores do mundo, alerta a Rede de Especialistas de Conservação da Natureza (RECN).

A RECN é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade. Os trabalhos iniciados dia 11 ainda não tem data definida para acabar segundo a RECN.

O navio MV Stella Banner está carregado com 3,4 mil toneladas de óleo e seguia para a China com carregamento de 275 mil toneladas de minério da Vale. O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís tem quase 46 mil hectares dedicados à proteção integral da fauna e flora marinhas e aos recifes de corais da região.

Segundo o WikiParques, plataforma que compartilha conhecimentos sobre parques nacionais, os inúmeros labirintos submersos tornaram-se abrigo para diversas espécies marinhas, como cações-lixa, barracudas prateadas, o raro nero (maior peixe de fundo da costa brasileira), os exóticos peixe-morcego e peixe-papagaio, o sargentino e o peixe-borboleta. É também um ponto muito acessado para mergulho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags