Brasil

Coronavírus: transmissão comunitária aumenta, aponta novo balanço

Brasil tem 621 casos confirmados e seis óbitos

Bruna Lima, Maria Eduarda Cardim
postado em 19/03/2020 17:42

homem com máscaraEm nova atualização da situação nacional dos casos do novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (19/3) que existem 621 casos confirmados e seis óbitos pelo Covid-19. O crescimento dos casos confirmados se deve ao aumento das cidades que registraram transmissão sustentada, quando já não é possível detectar a origem da contaminação de um caso confirmado.

Até o momento, há transmissão comunitária no Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte (capital), Porto Alegre (capital), Santa Catarina (sul do Estado - região Tubarão), e nos estados de Pernambuco e São Paulo.

;Não é uma epidemia de São Paulo, de Brasília ou do Acre. É uma possível epidemia nacional. É de todos os brasileiros e não deixaremos nenhum deles sem a nossa presença;, avaliou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O Sudeste é a região com o maior número de casos confirmados, com 391 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Em seguida, está o Nordeste com 90 casos, Sul com 71, Centro-Oeste com 61 e Norte com apenas oito casos confirmados.

Quatro óbitos são do estado de São Paulo e dois do Rio de Janeiro. Todas as vítimas eram do grupo de risco já que eram pessoas com mais de 60 anos.

Veja a quantidade de casos confirmados por estado:

São Paulo: 286

Rio de Janeiro: 65

Distrito Federal: 42

Bahia: 30

Minas Gerais: 29

Pernambuco: 28

Rio Grande do Sul: 28

Paraná: 23

Santa Catarina: 20

Ceará: 20

Goiás: 12

Espírito Santo: 11

Mato Grosso do Sul: 7

Sergipe: 6

Alagoas: 4

Acre: 3

Amazonas: 3

Pará: 1

Tocantins: 1

Paraíba: 1

Rio Grande do Norte: 1

Transmissões

Há três tipos de transmissões pelo novo coronavírus:

>> Importada: acontece quando um viajante retorna ao país e percebe-se que ele contraiu a doença durante uma viagem.

Continua depois da publicidade

>> Local: quando uma pessoa tem contato com algum infectado e contrai a doença na mesma cidade, sem viajar. Por exemplo, uma pessoa que apresentou a enfermidade após entrar em contato com algum diagnosticado.

>> Comunitária: é quando os órgãos de saúde e o paciente não conseguem identificar onde aconteceu o contágio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação