O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou nesta sexta-feira (20/3) que estados e municípios podem utilizar o sistema nacional de alertas de desastres naturais para informar a população sobre medidas de combate ao novo coronavírus. De acordo com a Defesa Civil Nacional, 47 alertas foram enviados nesta semana para 29 milhões de pessoas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o serviço foi ampliado por determinação do presidente Jair Bolsonaro e tem 10 de pessoas cadastradas. “Estamos prontos para responder ao desafio dessa grave pandemia que ameaça a população brasileira. É importante termos tranquilidade e seguirmos as orientações oficiais. Nós, da Defesa Civil Nacional, estamos prontos para ajudar o Brasil a vencer mais essa crise e sair ainda mais forte˜, disse o ministro.
O serviço de alerta de desastres naturais funciona por meio de mensagens de texto (SMS) no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura. Para fazer o cadastro, é preciso enviar um SMS com cep do local para o número 40199. Em seguida, o cidadão receberá outro SMS com a confirmação do cadastro. Nas TVs, a mensagem aparecerá automaticamente na tela do aparelho. O serviço é grátis.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.