Brasil

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (23/3)

Públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas distintas e para públicos diferentes. A estimativa é de que 67 milhões de pessoas sejam vacinadas

Correio Braziliense
postado em 21/03/2020 00:35
uma pessoa sendo vacinadaComeça na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas fases em datas distintas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até 22 de maio. Foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, ajudará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, pois os sintomas são parecidos. E reduzirá a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A fase seguinte da campanha terá início em 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última etapa, que começa em 9 de maio, priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas de 55 a 59 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Até o momento, a pasta enviou aos estados 15 milhões de doses e mais 4 milhões serão distribuídas até o final de março. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Publicidade

A partir deste sábado (21) começa a veicular a campanha publicitárias do Movimento Vacina Brasil contra a Gripe 2020. Com o conceito “Gripe. Tem que vacinar”, são convocadas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde a se vacinarem contra a gripe a partir de segunda-feira (23/03). A campanha também traz como alerta o fato de a vacina não ter eficácia contra o coronavírus, mas proteger contra os outros tipos de vírus da gripe.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags