Brasil

CNH vencidas em fevereiro ainda valem

Correio Braziliense
postado em 21/03/2020 04:33
Contran suspende prazo para renovação da carteira de motorista  por tempo indeterminado


Por conta das orientações de isolamento para evitar a propagação do novo coronavírus, o governo está adotando uma série de medidas. Uma delas, anunciada ontem, foi a suspensão dos prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços, além de ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais. “Isso é para evitar que os motoristas tenham que ir às clínicas”, disse o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Deliberação publicada ontem pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) interrompe os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. “Estamos considerando a necessidade urgente de se evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços afetos ao trânsito, além de ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais”, explicou Frederico Carneiro, diretor do Denatran e presidente do Contran.

No âmbito da fiscalização, ficam interrompidos,  por tempo indeterminado, os prazos para que o condutor possa dirigir com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro de 2020. Este prazo se aplica também para Permissão de Dirigir (PPD) e para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV), em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19 de fevereiro de 2020; registro de licenciamento de veículos novos – desde que ainda não expirados.

A normativa estabelece também que, a partir de agora, o prazo para conclusão do processo de habilitação passa de 12 para 18 meses. Isso significa que quem começou o processo em março do ano passado e ainda não concluiu terá até setembro para finalizar. Prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação ficam interrompidos por tempo indeterminado, assim como para identificação de condutor infrator.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags