Correio Braziliense
postado em 21/03/2020 16:15
O Ministério da Defesa inaugurou nesta sexta-feira (20) um Centro de Operações Conjuntas para coordenar a participação das Forças Armadas no combate à covid-19. Outro órgão federal, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou um canal para denúncias de irregularidades relacionados ao novo coronavÃrus.
Conforme o Ministério da Defesa, dez comandos conjuntos cobrem todas as regiões do PaÃs, além do Comando Aeroespacial (Comae). Eles vão receber as demandas e planejar a atuação do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Os militares atuarão em apoio operacional e logÃstico ao governo federal, governos estaduais e prefeituras, dando suporte, por exemplo, ao controle de entrada nos aeroportos, portos e terminais marÃtimos e controle de fronteiras secas, a triagem de suspeitos de infecção e a montagem de hospitais de campanha.
"Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha será avaliado com especial cuidado", divulgou o ministério, em nota. Segundo a pasta, os hospitais têm baixa quantidade de leitos por terem sido idealizados para emprego em operações militares e humanitárias.
As unidades especializadas em Defesa QuÃmica, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) - uma equipe capacitada fez o resgate de brasileiros isolados em Wuhan, China, em fevereiro - ficarão disponÃveis para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.
Canal de denúncias
A CGU lançou no portal um canal especÃfico no portal Fala.BR para receber reclamações sobre órgãos federais e agentes públicos, como a falta de insumos e equipamentos hospitalares e a desobediência das restrições preventivas. As denúncias podem ser anônimas e serão encaminhadas para a Ouvidoria-Geral da União, responsável por encaminhar as manifestações.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.