Correio Braziliense
postado em 22/03/2020 11:41
Os dados de um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) apontam para nÃveis preocupantes de vulnerabilidade do quadro hÃdrico na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de notÃcias nada alvissareiras para este domingo, 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Ãgua e para a maior região metropolitana do PaÃs, com cerca de 22 milhões de habitantes.
O estudo, divulgado hoje pelo Proam, vem sendo realizado desde 2008. Foi atualizado agora em 2020 e disseca os processos históricos de insustentabilidade que vêm colocando em risco a vida atual e futura da metrópole de São Paulo.
O trabalho visa a analisar os determinantes ambientais, sociais e econômicos sob a perspectiva de eficiência e eficácia da governança, pública e privada, em busca de um cenário de sobrevida futura com qualidade.
"Diferentes quesitos, do cenário global ao modelo de gestão, apontam nÃveis preocupantes de vulnerabilidade, em uma visão transdisciplinar sobre os caminhos e descaminhos da água, as pressões setoriais e os erros e omissões que se consolidaram, ao longo do tempo, no atual cenário de insustentabilidade", afirma Carlos Bocuhy, presidente do Proam.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.