Brasil

Governo federal prepara logística para distribuir 10 milhões de testes

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, inicia o planejamento junto a secretarias estaduais de Transportes para levar os kits de exame para o coronavírus às unidades da federação

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 11:38
Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de FreitasCom a redução da malha aeroviária, por conta da queda na demanda e das restrições impostas pela pandemia de coronavírus, o governo federal discutiu, com os secretários estaduais de Transportes, um planejamento logístico para distribuir, nos estados, 10 milhões de kits de teste rápido para a Covid-19. O governo estima receber 5 milhões de testes adquiridos pelo Ministério da Saúde e outros 5 milhões que serão doados pela Vale.

Durante a segunda reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Transporte, realizada por videoconferência com 26 representantes de estados e do Distrito Federal -- Sergipe não participou -- e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou a importância de manter os aeroportos em funcionamento e linhas aéreas disponíveis para os estados, mesmo com a demanda reduzida. “O Brasil já conta com um deficit na balança comercial do setor de saúde e boa parte da distribuição de remédios, vacinas, insumos e equipamentos hospitalares é feita nos porões da aviação comercial”, destacou.

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o Ministério da Infraestrutura (MInfra), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e as companhias áreas acertaram um planejamento para as próximas semanas, para garantir ligação aérea em todos os estados.    

Caminhoneiros


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pediu uma atenção especial dos estados para garantir a livre circulação de linhas privadas que transportam trabalhadores do agronegócio entre as regiões. Ela também reforçou a importância de manter os corredores de escoamento operando.

“A gente tem uma preocupação com os caminhoneiros, que são fundamentais para o agronegócio. Nós não conseguimos rodar sem eles. Nossa preocupação é que eles tenham pontos para abastecer, para comer, postos que possam atender quem tiver problemas de saúde. O Ministério da Agricultura é parceiro, e estamos juntos nisso.”

Para o alinhamento das ações no transporte rodoviário de passageiros, o ministro Tarcísio colocou à disposição dos secretários uma minuta de regulamentação do serviço e de possíveis restrições ao transporte interestadual, com ressalvas ao transporte semiurbano e prevendo períodos de adaptação. O assunto deve ser deliberado até a próxima reunião do conselho, marcada para quinta-feira, 26 de março.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags