Brasil

Secretaria de Saúde do Rio monitora passageiros que desembarcam no Galeão

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 13:36
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio iniciou nesta segunda, 23, uma ação de combate ao novo coronavírus no Aeroporto Galeão. Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado estão no Terminal 2 do aeroporto abordando os passageiros e tripulações que desembarcam de voos internacionais para dar orientações sobre o novo vírus, além de medir a temperatura corporal para identificar pessoas que estejam com febre, um dos sintomas da covid-19, e informar sobre quando os pacientes devem procurar o serviço de saúde. "O Galeão é porta de entrada para o estado. Com a triagem ainda no terminal de desembarque internacional, fazemos dois bloqueios: contra a pandemia do vírus e contra a infodemia, as informações falsas que são compartilhadas", diz em comunicado o secretário de Estado de Saúde do Rio, Edmar Santos. Somente no primeiro dia de atuação 228 viajantes, vindos de quatro voos, foram abordados. A iniciativa da SES é complementar às ações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem realizado em portos e aeroportos, de jurisdição federal. O objetivo é reduzir a propagação do coronavírus no Rio de Janeiro. "Estamos identificando turistas que apresentem sinais da covid-19 assim que chegam no Rio e, com os assintomáticos, esclarecemos dúvidas sobre a doença e orientamos as precauções de higiene. O público tem nos respondido com boa receptividade", explica Santos. A Vigilância Sanitária estadual do Rio de Janeiro vai permanecer no Terminal 2 do Aeroporto Galeão todos os dias até o fim de março, de 5h da manhã até o último desembarque internacional do dia. Os profissionais consideram febre temperaturas acima de 37,8 ºC. Passageiros apresentando o sintoma são recomendados a, caso o quadro clínico piore, procurarem uma unidade de saúde de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags