Brasil

Cruzeiro deixa porto de Recife após cumprir quarentena

Atracado desde 12 de março após passageiros serem diagnosticado com Covid-19, o navio segue com os 266 tripulantes para a África

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 16:24
Atracado desde 12 de março após passageiros serem diagnosticado com Covid-19, o navio segue com os 266 tripulantes para a ÁfricaAtracado desde 12 de março no porto de Recife, o cruzeiro Silver Shadow partiu, na tarde desta quinta-feira (26/03), em direção a Saint Vincent, no Cabo Verde, África. O navio cumpria quarentena após dois passageiros atestarem positivo para o novo coronavírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a saída da embarcação com 266 tripulantes após eliminar todas as suspeitas de circulação do vírus a bordo. 

O cruzeiro ficou 14 dias atracada, cumprindo o período de isolamento determinado pela autoridade sanitária federal. Durante esse período, duas operações foram feitas, ocasião em que os 340 passageiros de 18 países foram desembarcados e seguiram viagem de volta aos locais de origem, cumprindo os requisitos e monitoramento das autoridades. 

As operações foram comandadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Além de policiais e bombeiros militares, estiveram envolvidos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal,  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marinha do Brasil, Porto do Recife. 

Saiba Mais

O processo de isolamento começou depois que um dos passageiros, um canadense de  79 anos, passou mal ao desembarcar. Ele morreu nesta quinta-feira (26/03), em decorrência das complicações. Além de idoso, ele tinha problemas cardíacos e era ex-fumante. 

Em 12 de março, o homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu, apresentando febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar). Ele foi levado ao hospital, onde permaneceu entubado na UTI. A esposa dele é a outra pessoa infectada pelo vírus. Ela segue internada em Recife. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags