Brasil

Coronavírus:Ocupação de leitos por síndrome respiratória dispara no Brasil

Segundo relatório do InfoGripe, a demanda para tratar os sintomas mais severos de gripe aumentou em dez vezes, ao comparar com a média histórica

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 23:11
Segundo relatório do InfoGripe, a demanda para tratar os sintomas mais severos de gripe aumentou em dez vezes, ao comparar com a média históricaO número de pacientes hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil em fevereiro e março está dez vezes maior do que a média histórica. A explosão de casos coincide com a chegada do Covid-19 em território nacional e, segundo especialistas, é a causa mais provável para o drástico aumento. 

De acordo com um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aproximadamente 2.250 leitos de hospitais públicos e privados estavam ocupados até sábado (21/03) por doentes apresentando sintomas de gripe forte, como tosse, febre e dificuldade para respirar — os mesmos que indicam a infecção pelo novo coronavírus. O levantamento faz parte dos trabalhos do sistema InfoGripe, responsável por monitorar as notificações de SRAG no Brasil e criando em 2009, em meio a epidemia do H1N1. 

A maior parte dos casos se concentra em São Paulo, com mais de 1,2 mil internações. Em relação ao mesmo período do ano passado, a ocupação aumentou em 30%. O maior pico, segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo da Costa Gomes, ocorreu nas últimas semanas, fazendo com que os números de fevereiro e março cheguem a ser quatro vezes maior do que em épocas sazonais de gripe. 

Saiba Mais

“Embora já vínhamos observando um crescimento ao longo do tempo, essa mudança  muito grande nas duas últimas semanas é um forte indício de que a alta está sim associada ao novo coronavírus”, afirmou o pesquisador. 

No entanto, as ocupações não podem ser atribuídas somente aos infectados pelo Covid-19. O vírus Influenza e outros coronavírus também podem desencadear um quadro de síndrome respiratória grave e fazem parte da rede sentinela. A tendência, com a chegada do período sazonal das gripes é que a demanda por leitos suba ainda mais. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags