Brasil

Fiocruz investiga eficácia de quatro tratamentos contra coronavírus

A fundação irá coordenar em 12 estados brasileiros a iniciativa lançada pela Organização Mundial da Saúde

Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 13:53
Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, um dos locais onde será realizado o estudoA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (27/03), que está responsável por liderar o ensaio clínico Solidariedade, uma cooperação mundial lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de combater o Covid-19. A fundação investigará a eficácia de quatro tratamentos contra a doença, implementando o programa em 18 hospitais de 12 estados. O Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde acompanha os trabalhos. 

O estudo será feito de forma simultânea em todo o mundo para tentar trazer responder quais os medicamentos e condutas médicas eficazes para curar infectados pelo novo coronavírus. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Fiocruz está construindo o Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, que contará com 200 leitos de UTI e será um dos espaços para os ensaios clínicos. 

A orientação do Ministério da Saúde é incluir o maior número de pacientes possíveis de todas as regiões do país. “Estudos com número limitado de pacientes, e sem o adequado controle, como são a maior parte dos estudos registrados até o momento, podem demorar a conseguir uma resposta, ou nem mesmo chegar nela”, explica Valdiléa Veloso a diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). “Colabora-se assim com o esforço global de ter uma resposta rápida e aplicável a população brasileira”. 
 

Saiba Mais

 
 
Em um primeiro momento serão testados a cloroquina, o Remdesivir, a combinação liponavir e ritonavir, isolado ou combinado ao Interferon Beta 1a. A pesquisa incluirá somente pacientes hospitalizados, para atender à demanda mais urgente, que é a de oferecer tratamento para pacientes com quadro mais grave. 

Apesar de ter quatro linhas de tratamento definidas, uma das premissas do estudo é que ele seja adaptável, ou seja, caso surjam novas evidências as linhas podem ser adequadas, com descontinuação de drogas que se mostrem ineficazes e incorporação de medicamentos que venham a se mostrar promissores. 

* Com informação da Fiocruz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags