Brasil

Após rompimento de represa, famílias ficam desalojas em Minas Gerais

Barragem de água fica a seis quilômetros da área urbana do município de Novo Horizonte. Vários danos foram registrados

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 12:18
Barragem de água fica a seis quilômetros da área urbana do município de Novo Horizonte. Vários danos foram registradosUma represa localizada em uma propriedade rural, na comunidade de Córrego da Saudade, na zona rural de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, se rompeu no final da tarde desta segunda-feira (30). Não há registro de vítimas. As primeiras informações indicam que pelo menos cinco famílias estão desalojadas e houve uma série de prejuízos aos moradores da região.

Na manhã desta terça-feira, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Meio Ambiente e da Defesa Civil se deslocaram para o local, a fim de avaliar os danos e apoiar as famílias atingidas. Elas perderam lavouras, móveis e utensílios. A barragem, conhecida como “Represa do Japonês” fica distante seis quilômetros da área urbana de Novo Cruzeiro (31,2 mil habitantes). O reservatório seria usado para a criação de peixes. 

A represa teve seu volume muito elevado devido às chuvas que ocorreram na região nos meses de janeiro, fevereiro em março. No entanto, o rompimento ocorreu devido à movimentação de máquinas na estrutura. Pessoas que trabalhavam no local perceberam o deslocamento de terra e saíram a tempo, escapando ilesas. O maquinário foi levado pela força da água.
 

Saiba Mais

 

O rompimento da barragem foi registrado por moradores em vídeos, que circulam nas redes sociais. Nas filmagens, testemunhas relatam os prejuízos causados na região, mostrando a água invadindo uma casa, cuja moradora foi avisada a tempo e conseguiu escapar.

O córrego da Saudade, que recebeu todo o volume de água da barragem rompida, deságua no Rio Gravatá, que banha várias comunidades rurais do município de Araçuaí, na mesma região.  Os prejuízos provocados nas comunidades ribeirinhas ainda estão sendo levantados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags