Brasil

"Não é hora de relaxar, é hora de redobrar o cuidado", alerta Mandetta

'O vírus está mostrando para o que veio e temos que proteger essas pessoas (mais vulneráveis)', afirmou em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 22:02
'O vírus está mostrando para o que veio e temos que proteger essas pessoas (mais vulneráveis)', afirmou em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a pedir para que a população leve a sério as medidas de contenção social impostas para reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. “Não é hora de relaxar, não é hora de fraquejar. A hora é de redobrar o cuidado. O vírus está mostrando para o que veio e temos que proteger essas pessoas (mais vulneráveis)”, afirmou em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. 

Uma das maiores preocupações de Mandetta é o abastecimento de equipamentos de proteção individual, conhecidos também como EPI’s, como máscaras, luvas e gorros. O ministro garantiu que todos os estados estão abastecidos, mas reforçou que sem esforço da população para seguir o isolamento social, o sistema de saúde poderá enfrentar a falta de insumos e equipamentos. 

“Recomendo que nós aumentemos e façamos o máximo possível de desaceleração da dinâmica social para que a gente possa pelo menos abastecer o nosso país. Se nós não fizermos retenção de dinâmica social e relaxarmos nesse grau de contágio podemos ficar com uma série de problemas de falta de equipamento de proteção individual porque não estamos conseguindo adquirir de forma regular o nosso estoque”, enfatizou o ministro.

Saiba Mais

Mandetta ainda apelou aos secretários de Saúde de todo país para que os governos municipais tentem fazer as próprias compras também. “Quando você não tem a perspectiva do abastecimento, mais do que nunca precisa poupar ao máximo máscaras e outros equipamentos”, reforçou.

Pelo segundo dia consecutivo, mais de mil casos do novo coronavírus foram confirmados nas últimas 24 horas. De terça para quarta, 1.119 pacientes foram diagnosticados com a doença. Com isso, o Brasil inicia registrou nesta quarta-feira (1º/4) 6.836 casos confirmados e 241 óbitos pela doença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags