Brasil

Operadoras vão disponibilizar dados de mobilidade para Ministério monitorar

Principais empresas de telecomunicações vão atuar em conjunto a partir de dados das redes móveis para auxiliar no combate ao novo coronavírus identificando concentração de pessoas

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 10:07
Principais empresas de telecomunicações vão atuar em conjunto a partir de dados das redes móveis para auxiliar no combate ao novo coronavírus identificando concentração de pessoasOs brasileiros serão monitorados a partir dos seus celulares para que o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) possa identificar aglomerações. O SindiTelebrasil, sindicato que reúne prestadoras de serviços de telecomunicações do país, informou, nesta quinta-feira (2/4), que as principais operadoras de telefonia móvel, atuando em parceria, vão oferecer ao uma solução única de dados para monitorar mobilidade populacional, deslocamentos, pontos de aglomeração e identificar situações de concentração de pessoas e risco de contaminação pelo novo coronavírus. 

Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo vão fornecer os dados de mobilidade originados pelos celulares nas redes móveis ao MCTIC, que possui uma sala de acompanhamento do tema e poderá disponibilizar as informações a todas as esferas do poder público. Os dados fornecidos visam exclusivamente o combate à Covid-19.

Nessa solução, os dados estarão em nuvem pública (Data Lake) e organizados de forma agregada, estatísticos e anônima, de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.

Saiba Mais

As operadoras vão desenvolver aplicativos e casos de uso para auxiliar os órgãos públicos no mapeamento da evolução da epidemia do novo coronavírus. A iniciativa poderá evoluir também para convidar outras empresas, universidades e startups para participar, agregando mais dados anonimizados e estatísticos ao Data Lake, ou até para o desenvolvimento de outros aplicativos e casos de uso.

“As empresas de telecomunicações reiteram que a cooperação de todos os atores públicos e privados e o uso da tecnologia são fatores fundamentais para enfrentar a pandemia, para ajudar as pessoas a atravessarem este período difícil da melhor forma e seguramente para superar o desafio contra o coronavírus”, afirmou o SindiTelebrasil, em nota. 
 
 

Anonimato


O presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, explicou não existe nenhum  monitoramento do celular pessoal de cada usuário. “As informações ficam registradas nas Estações de Rádio-Base (ERBs, que são as antenas). Quando o aparelho é utilizado, cria linhas nas ERBs e ficam gravadas. O simples fato de um aparelho estar ligado já gera registro”, disse.

Ferrari destacou que os dados estatísticos são anônimos. “São só informações técnicas para fazer a gestão da rede. Esses dados agrupados estatísticos e anonimizados vão para uma nuvem pública. A partir daí, cabe ao governo definir a forma como vai usar esses dados”, explicou. 

A iniciativa é inédita, segundo ele, e partiu das operadoras. “Imagino que o governo possa usar para construir os mapas de calor e identificar a concentração de pessoas. Isso é uma ferramenta muito poderosa, que tem dado condições para países, como a Coreia do Sul, tenham baixa taxa de disseminação”, acrescentou.

A novidade, completou Ferrari, é que todas as operadoras estão fazendo isso juntas com uma única ferramenta e colocando numa nuvem pública. “A maneira como governo vai usar, depende dele. A forma que vai usar na nuvem depende da governança que o governo ainda está criando”, concluiu. Procurado, o MCTIC afirmou não ter informações para divulgar sobre o tema. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags