Brasil

MG prevê consertar cerca de mil respiradores para guerra ao coronavírus

PM recolherá aparelhos em instituições. Empresas privadas vão participar. Ideia é colocar equipamentos em ação na pandemia

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 16:02
PM recolherá aparelhos em instituições. Empresas privadas vão participar. Ideia é colocar equipamentos em ação na pandemiaEquipes do governo de Minas Gerais vão consertar aparelhos respiratórios que estão estragados em clínicas particulares, hospitais e estabelecimentos médicos, para utilizá-los nas ações durante a pandemia do novo coronavírus. Mapeamento inicial aponta que há cerca de 1 mil equipamentos nessas condições no estado, mas ainda haverá uma triagem para analisar quais deles poderão ser reparados.

Para consertar os respiradores, a administração pública contará com o auxílio de empresas privadas e engenheiros, que se ofereceram voluntariamente. De acordo com o governador Romeu Zema (Novo), o recolhimento dos equipamentos com defeito será realizado pela Polícia Militar em diversas regiões do estado. A previsão é de que, após a pandemia, sejam devolvidos aos respectivos proprietários ou, caso acordado, doados aos hospitais públicos.

Inicialmente, em vídeo publicado em sua conta no Instagram, o governador afirmou que levantamentos iniciais apontavam que a previsão era conseguir mais de 300 respiradores, mas, posteriormente, a Secretaria de Governo (Segov) estimou o número em 1 mil aparelhos.

“Os respiradores estragados irão para conserto. Já temos empresas e engenheiros que se dispuseram a consertá-los. Temos notícia de centenas de aparelhos que estão inutilizados em clínicas particulares, hospitais e poderiam ajudar muito o estado nesse momento de dificuldades. Após essa pandemia, os respiradores serão devolvidos aos estabelecimentos. Aqueles que não quiserem de volta, podem doar ao estado. Os respiradores são de extrema importância para os pacientes de coronavírus com dificuldade respiratória”, afirmou o governador em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, nesta quinta-feira (2).
 

Saiba Mais

 
 
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva, a corporação fará o recolhimento em mais de 1,3 mil estabelecimentos em 24 horas.  

“Essa é a nossa meta. Não haverá nenhum prejuízo para os proprietários. Na verdade, será um ganho, porque o estado vai fazer a manutenção e depois devolvê-lo em condições de operação após a crise da COVID-19”, frisou em nota divulgada pela Secretaria de Governo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags