Brasil

Unimontes pede autorização à Funed para fazer testes da Covid-19

Objetivo é tentar agilizar no Norte de Minas resultados de exames, que vêm sendo realizados somente em Belo Horizonte

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 20:36
Objetivo é tentar agilizar no Norte de Minas resultados de exames, que vêm sendo realizados somente em Belo HorizonteCom intenção de agilizar os resultados de testes para novo coronavírus, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) propôs à Fundação Ezequiel Dias (Funed) que o Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) possa realizar exames, em caráter emergencial, para detectar a COVID-19. A proposta está sendo analisada e a resposta da fundação será anunciada nos próximos dias.

Na área pública em Minas Gerais, a Funed, em Belo Horizonte, concentra exames laboratoriais para casos suspeitos da COVID-19, técnica repassada nesta semana à UFMG, que inicialmente fará 160 testes diários e espera chegar a maio com capacidade para 1.600. O material dos pacientes de todo o estado é normalmente encaminhado à fundação em BH. No entanto, com a alta demanda durante a pandemia, os resultados demoram de sete a 10 dias para serem anunciados.

Diante disso, a Unimontes informou, que caso sua solicitação seja viabilizada, os resultados dos testes poderão sair em até  12 horas para casos suspeitos da doença na Região Norte de Minas.

Saiba Mais

A Unimontes informou que o laboratório da HUCF deverá receber equipamentos e insumos necessários para a realização desses exames. A equipe, composta por professores e bolsistas de iniciação científica, deverá passar por um processo de capacitação por meio de videoconferência para se adequar aos métodos de trabalho da Funed. 

A iniciativa do pedido foi da Frente Universitária contra a COVID-19, formada por professores e pesquisadores voluntários, além de especialistas ligados aos programas de pós-graduação em ciências da saúde e biotecnologia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags