Brasil

Funed habilita 19 laboratórios em Minas para teste da COVID-19

Expectativa da fundação é que 1800 amostras sejam processadas por dia com a ampliação da rede

Correio Braziliense
postado em 02/04/2020 23:01
Expectativa da fundação é que 1800 amostras sejam processadas por dia com a ampliação da redeA Fundação Ezequiel Dias (Funed) anunciou a habilitação de 19 laboratórios aptos para realizar testes de identificação do novo coronavírus em Minas Gerais. A expectativa da fundação é que 1800 amostras sejam processadas por dia com a ampliação da rede de exames no estado.

Os exames poderão ser feitos a partir desta quinta-feira (2) em Viçosa e Rio Paranaíba, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); em Diamantina, pela Universade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); em Montes Claros, pela Unimontes; em Ipatinga, pelo Hospital Márcio Cunha, da Fundação São Francisco Xavier; em Sete Lagoas, pelo Laboratório Santa Lúcia; em Lagoa Santa, pelo Loci Genética Laboratorial e em Pedro Leopoldo, pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa).

Em Belo Horizonte, além da Funed, os exames também serão realizados pelos laboratórios da Fundação Hemominas, da FioCruz Minas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do São Marcos Saúde e Medicina Diagnóstica e do Simile Instituto de Imunologia Aplicada.
 

Saiba Mais

Todos os exames serão realizados a partir do método da Organização Mundial de Saúde (OMS), que identifica, na amostra, o material genético do vírus.

Os laboratórios foram habilitados em dois grupos: parceiros e colaboradores. “Os parceiros trabalharão de forma integrada com os laboratórios da Fundação, com fluxo contínuo de insumos, reagentes, equipamentos, processos e de profissionais, ou seja, serão como uma extensão da própria Funed”, explicou a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública da fundação. Já os colaboradores terão mais autonomia e serão responsáveis por todas as etapas do teste, desde a amostra até a liberação do resultado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags