Brasil

Saiba como se proteger

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 04:32


Nas redes sociais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o delegado Laércio Carvalho, da 35ª DP, dá dicas para evitar golpistas em tempos de pandemia. Ele conta que há indivíduos que se passam por agentes do governo ou funcionários de hospitais públicos e particulares. E recomenda aos cidadãos que nunca forneçam dados bancários e pessoais por meio da “internet, WhatsApp ou qualquer outro meio dessa ordem”. “Denuncie o criminoso para que a polícia possa atuar”, reforça.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também soltou um alerta à população. No informativo, a PCPR lista alguns golpes já identificados: “agendamento do teste de coronavírus em casa, aplicativos que rastreiam a doença pelo mundo, álcool em gel da Ambev, vacina, acesso grátis à Netflix e kit gratuito com máscara e álcool em gel”. “Via de regra, o usuário deve desconfiar de ofertas gratuitas”, recomenda a polícia sobre ofertas em sites e mensagens.

Vice-presidente e líder da prática de Cyber da Kroll no Brasil, Walmir Freitas, explica que hackers têm aproveitado o momento para infectar celulares, tablets e computadores por meio de e-mails com correntes e fake news sobre o coronavírus. “O usuário pode clicar em um link com dicas de como se prevenir e, neste link, dar o acesso a todas as informações pessoais registradas em seu dispositivo”.

Para fugir de armadilhas como essa, Walmir diz ser importante procurar se informar em canais oficiais de informações, do governo federal, estadual, municipal. “Principalmente, não devem seguir corrente de WhatsApp, nem canais de comunicação desconhecidos, pois até o excesso de informações é prejudicial”, aconselha.

*Estagiárias sob a supervisão de Andreia Castro



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags