Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 09:15
Estudo da UFMG, divulgado esta semana, revela uma possível resposta à pergunta que todo mundo quer saber. Em tempos de isolamento pela pandemia do novo coronavírus, incertezas sociais e econômicas mexem com os ânimos e a questão que paira é: quando tudo isso deve acabar? Veja vídeo abaixo.
A projeção feita na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG calcula que 2,5 milhões de pessoas estarão infectadas entre o fim de abril e o começo de maio em Minas Gerais - esse deve ser o pico da contaminação. O pesquisador Rafael Ribeiro, autor do estudo, usou modelos clássicos para projetar avanços de epidemias, levando em conta fatores como taxa de contágio.
Mas a taxa de recuperação também é considerada e as curvas podem indicar caminho para quando o problema poderá ser amenizado. O trabalho, ressalta o professor, segue tendência se nada for feito para mitigar o contágio, especialmente neste momento em que estamos, em que se pode evitar uma superlotação ou mesmo o colapso do sistema de saúde.
Saiba Mais
Veja o vídeo #praentender o que este estudo aponta. E para mais vídeos como este, acesse o canal de vídeos explicativos do Estado de Minas, o #praentender.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.