Brasil

''Ainda não é convocação'', diz ministro Mandetta sobre a portaria 639

O Ministério da Saúde decidiu obrigar profissionais de 14 áreas de saúde a se capacitar nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia de Covid-19

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 10:27

Mandetta fala sobre a portaria 639 de 31 de março de 2020O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que ainda não é obrigatória a participação de profissionais de saúde de várias áreas no combate ao novo coronavírus. Por meio da portaria 639, de 31 de março de 2019, o Ministério da Saúde obriga profissionais de 14 áreas de saúde a se capacitar nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia de Covid-19, .

Segundo Mandetta, a pasta está focando primeiro nos profissionais de saúde que têm disponibilidade e que querem contribuir e “enfrentar de peito aberto”, indo para os estados onde há maior necessidade de reforço nas equipes médicas. “Por enquanto, estamos apenas cadastrando para saber, repito, quem pode, quem quer e quem tem disponibilidade para ajudar os estados", afirma.

Após o preenchimento do formulário de cadastro, o médico terá acesso ao curso de capacitação e, após a conclusão, receberá o certificado. Segundo o Ministério da Saúde, o recrutamento desses profissionais ficará a cargo dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Publicada nessa quinta-feira (2/4) no Diário Oficial da Uniãoa portaria n° 639 lista as 14 áreas que deverão ter os profissionais cadastrados:

>>serviço social; 

>>biologia; 

>>biomedicina; 

>>educação física; 

>>enfermagem; farmácia; 

>>fisioterapia e terapia ocupacional; 

>>fonoaudiologia; 

>>medicina; 

>>medicina veterinária; 

>>nutrição; 

>>odontologia; 

>>psicologia; 

>>e técnicos em radiologia.

 

"Ainda não é convocação"

"Se você é profissional de saúde, se você entende que pode sair da sua cidade para ir atender em outra cidade a qualquer momento, se você está bem de saúde, se entende que está apto a fazer, faça o seu cadastro", pede Mandetta. “Ainda não é convocação e não é obrigatório, mas se for convocação é previsto em lei que pode convocar", diz Mandetta.

 

Segundo o Ministério, caso o profissional não realize o cadastro ou não conclua o curso de capacitação, o Ministério da Saúde irá informar ao conselho correspondente. A portaria não esclarece será haverá punição. Ainda de acordo com a pasta, cada médico poderá sinalizar ao final do curso de capacitação se deseja fazer ou não parte das ações de enfrentamento ao coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags