Brasil

Auxílio de R$ 600: governo vai lançar aplicativo para registrar informais

O sistema será usado pelo grupo que não está no Cadastro Único do governo federal

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 17:46
Ministro da Cidadania, Onyx LorenzoniO governo vai lançar, na próxima terça-feira (7/4), um aplicativo de celular para registrar trabalhadores informais que têm direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600 durante três meses, para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O sistema será usado pelo grupo que não está no Cadastro Único do governo federal, explicou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, nesta sexta-feira (3/4), em coletiva de imprensa.

Quem recebe o Bolsa Família, Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão precisar usar o aplicativo, porque já fazem parte da base de dados do governo federal e receberão o benefício automaticamente. O programa é direcionado apenas aos informais "invisíveis", que não estão em nenhum cadastro, grupo que inclui até 20 milhões de trabalhadores, estima o Executivo.

A Caixa Econômica Federal (CEF), responsável por coordenar o aplicativo e os repasses, vai divulgar detalhes na segunda-feira (6/4), um dia antes de liberá-lo para ser baixado, de graça, em todos os sistemas operacionais — iOS, do iPhone, e Android. Os trabalhadores também vão poder fazer o cadastro pelo computador e tirar dúvidas por uma central de atendimento, por telefone.
 

Sem data


O ministro não definiu uma data para início dos pagamentos, mas afirmou que o calendário sai na segunda-feira (6/4). "Teremos condição, muito provavelmente, de começar os depósitos em conta ainda antes do feriado da Páscoa", disse. Ou seja, antes de 12 de abril. Ele explicou apenas que o auxílio poderá ser liberado em até 48 horas depois do registro no aplicativo.

No caso dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família, o repasse não será antes de 16 de abril. Antecipá-lo, segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, "geraria um caos", porque misturaria os pagamentos com os de outros grupos. A ideia é manter as datas de depósito já usadas no programa de transferência de renda, que não ocorrem antes do dia 16 de cada mês.
 

Pagamentos


Depois que o governo confirmar que a pessoa preenche os requisitos, vai depositar o auxílio por transferência bancária às contas poupança dos beneficiários, de qualquer banco. Será aberta uma conta para quem não tem. O esquema é similar ao adotado no saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), explicou Guimarães.

Saiba Mais

O benefício deve ser pago pela Caixa, pelo Banco do Brasil, por bancos privados ou sacado em lotéricas. O governo trabalha ainda para que as pessoas possam retirar o dinheiro em caixas eletrônicos. "Poderemos contar com a ajuda dos bancos privados, pois esse é um esforço de todos os brasileiros", afirmou Guimarães.

O aplicativo será "o mais baixado do mundo", disse o presidente da Caixa. Ele afirmou que o uso de agências, lotéricas e, possivelmente, de caixas eletrônicos para saque não vão gerar problemas de superlotação, apesar da recomendação de isolamento social para evitar disseminação do coronavírus. A Caixa tem mais de 25 mil pontos de atendimento, sendo 13 mil lotéricas, que abrem aos fins de semana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags