Brasil

População precisa fazer uso consciente de água durante a quarentena

Higienização deve ser reforçada em meio à pandemia do novo coronavírus, mas Igan orienta a evitar excessos e desperdícios

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 19:20
Higienização deve ser reforçada em meio à pandemia do novo coronavírus, mas Igan orienta a evitar excessos e desperdíciosDevido à pandemia do novo coronavírus, a higienização das mãos, superfícies e objetos precisou ser reforçada. No entanto, o Instituto Mineiro de Águas (Igan) alerta para a necessidade de uma postura consciente da população diante da adoção das medidas de segurança contra o vírus. Desperdícios e excessos precisam ser evitados durante este período de caos.

O diretor de planejamento e regulação do Igan, Marcelo da Fonseca, explica que a população deve colocar em prática todas as dicas de redução de consumo que são indicadas ao longo dos anos, como tomar banhos curtos e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Marcelo também ressalta a importância de não usar água potável em atividades como limpeza de pisos e banhos de mangueira.

“Em situações extremas, de grande consumo, ou em regiões com baixa disponibilidade hídrica, o excesso de consumo pode levar à necessidade de racionamento, comprometendo as medidas de higiene recomendadas”, completa o diretor.

A Companhia de Saneamento em Minas Gerais (Copasa) informou que houve um pequeno aumento no consumo de água em BH e nas cidades metropolitanas nas duas primeiras semanas de quarentena. O valor registrado, de 15 metros cúbicos, ainda está dentro da média para a região, segundo a companhia.

A Copasa informou que conta com a colaboração das pessoas a partir do uso consciente da água, principalmente neste momento de prevenção à COVID-19, em que todos precisam utilizá-la para seguir as medidas de segurança das autoridades de saúde.
 
Dicas de redução de consumo de água

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa vasilhas e lava as mãos
  • Banhos curtos
  • Feche o chuveiro sempre que possível
  • Não utilize a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou regar as plantas
  • Use a descarga com consciência e não deposite papel higiênico no vaso sanitário 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags