Brasil

Instituto Votorantim oferecerá assessoria remota de combate ao coronavírus

Municípios com alto índice epidemiológico e vulnerabilidade na disseminação do novo vírus poderão receber o apoio técnico

Correio Braziliense
postado em 07/04/2020 19:28
Municípios com alto índice epidemiológico e vulnerabilidade na disseminação do novo vírus poderão receber o apoio técnicoDiante da crise do novo coronavírus, o Instituto Votorantim lançou edital que seleciona municípios com alto risco epidemiológico para receberem assessoria técnica e especializada dirigida a equipes de saúde e prefeituras no enfrentamento da pandemia. O edital Municípios Contra o Coronavírus elegerá até 20 cidades para participarem do programa de capacitação em gestão para o combate à COVID-19. 

De acordo com o instituto, podem participar apenas municípios com no máximo 350 mil habitantes e com maior risco e vulnerabilidade na disseminação do novo vírus, definidos a partir de estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também será levada em consideração a capacidade do município em seguir regras de isolamento e o engajamento dos agentes públicos, neste caso, a disponibilidade da equipe em receber o plano técnico do Instituto Votorantim por quatro meses.

O instituto ainda informa que critérios de priorização para inscrições serão utilizados com base na porcentagem de população com mais de 60 anos, grupo de risco do coronavírus, cobertura da vigilância sanitária, dependência do sistema público, leitos hospitalares e quantidade de profissionais de saúde.

Saiba Mais

A assessoria será fornecida aos municípios de maneira remota por quatros meses, com possibilidade de prorrogação, caso necessário. Especialistas da área técnica e de saúde apoiarão as prefeituras e equipes de saúde na criação de um comitê gestor do município e na construção de um plano de ação com soluções para o enfrentamento do coronavírus.

As inscrições podem ser feitas até o sexta-feira (10) e a divulgação dos municípios selecionadas será feita em 14 de abril. O processo de capacitação começa já no dia 16 deste mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags