Brasil

Coronavírus: para garantir isolamento, cidade em MG tira bancos de praça

Depois de cercar espaço público sem sucesso, prefeito de Recreio, na Zona da Mata, manda arrancar equipamentos e promete reforma depois da pandemia

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 08:26
Depois de cercar espaço público sem sucesso, prefeito de Recreio, na Zona da Mata, manda arrancar equipamentos e promete reforma depois da pandemiaAglomerações urbanas levam administradores públicos a tomar medidas radicais, em tempos de pandemia do coronavírus, diante da insistência de muitos moradores em frequentar praças e outras áreas de convívio. Se o prefeito de Belo Horizonte, Alexande Kalil (PSD), mandou cercar as praças da Liberdade e JK, ambas na Região Centro-Sul, e pretende tomar providências quanto à orla da Pampulha, o chefe do Executivo de Recreio, na Zona da Mata, José Maria André de Barros (PSB), foi além e mandou arrancar os bancos da Praça dos Ferroviários, no Centro da Cidade.
 
"Cercamos a praça com faixa zebrada, dessas usadas pela polícia, para impedir a aglomeração, mas as pessoas não respeitaram. O espaço é muito frequentado por idosos, e posso falar assim pois tenho 67 anos", disse o prefeito. Diante da contínua movimentação, o que contraria o distanciamento social preconizado pelas autoridades federais de saúde, em consonância com Organização Mundial de Saúde (OMS), os bancos deixaram a Praça dos Ferroviários. Mas não para sempre.

Saiba Mais

O prefeito nega que os equipamentos sejam históricos e tenham sido quebrados na retirada. "Não são. Na verdade, foram trocados várias vezes. Um deles já estava com a base danificada e será substituído. Vários prefeitos da região fizeram o mesmo", conta José Maria. Ele planeja a reforma da praça, mas adianta que é preciso esperar passar a pandemia.
 
"Nas redes sociais, a retirada dos bancos de concreto teve 80% de aprovação. Mais gente a favor do que contra", diz o chefe do Executivo. "As pessoas precisam entender a gravidade do momento. Recreio, com 10,5 mil habitantes, tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus, mas na região há caso confirmado".
 
Com a retirada dos bancos, os frequentadores sumiram da Praça dos Ferroviários. "Agora, não tem lugar de sentar. Não foi preciso nem fiscalização", resume.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags