Brasil

FGV Social faz mapeamento de idosos no Brasil e no mundo

Conforme pesquisa divulgada hoje, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com maior concentração de pessoas com mais de 65 anos no país. Japão e Itália lideram ranking global

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 09:55
Conforme pesquisa divulgada hoje, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com maior concentração de pessoas com mais de 65 anos no país. Japão e Itália lideram ranking globalO número de casos da Covid-19, pandemia provocada pelo novo coronavírus, segue em escalada no país, atingindo 13,7 mil pessoas, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde até ontem. Logo, identificar onde estão os mais vulneráveis a essa doença, os idosos que possuem a maior taxa de mortalidade, acaba sendo fundamental para os gestores.

Pensando nisso, a FGV Social, da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgou, nesta quarta-feira (08/04), um amplo mapeamento sobre onde estão os idosos no Brasil e no mundo. Coordenado pelo economista Marcelo Neri, o levantamento revela que Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de pessoas com mais idosos no país. “O objetivo é ajudar o desenho de políticas para mitigar os efeitos mais graves da pandemia”, de acordo com Neri.

A pesquisa “Onde estão os idosos?Conhecimento contra a Covid-19”  disponibiliza um amplo banco de dados interativo com mapas, rankings, tabuladores e simuladores de modelos estatísticos sobre anciões de diversas faixas etárias. Com a ferramenta, também será possível estudar a distribuição de renda e de educação, o acesso à moradia e aos meios de comunicação entre outras dimensões. O conjunto da obra permitirá a cada um fazer perguntas e dar respostas sobre o tema.

De acordo com Neri, o estudo utiliza várias bases de dados, como o Censo de 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) anual, de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também informações da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme esses dados, 10,5% da população brasileira em 2018 possuíam mais de 65 anos, registrando um aumento de 20% em relação aos dados de 2012. No que diz respeito à distribuição de renda, os idosos são 17,44% dos 5% mais ricos do país e 1,67% dos 5% mais pobres.

O Rio de Janeiro é a unidade da federação com maior taxa de idosos (13,06%), seguido por Rio Grande do Sul (12,95%) e São Paulo (11,27%).

No mundo, o país com maior percentual de idosos proporcionalmente à população é o Japão, com 28,4%, seguido pela Itália, com taxa de 23,3%.

A seguir, o link da pesquisa: https://cps.fgv.br/covidage  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags