Brasil

Coronavírus: prefeitura em MG fiscaliza filas de bancos e estuda multa

Clientes de bancos e lotéricas tiveram a temperatura aferida nesta quarta-feira. Iniciativa continua ao longo da semana

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 14:35
Clientes de bancos e lotéricas tiveram a temperatura aferida nesta quarta-feira. Iniciativa continua ao longo da semanaO medo diante do risco de contaminação pelo novo coronavírus, que já contaminou 559 pessoas em Minas Gerais, provocando 11 mortes, não foi suficiente para afastar a população das ruas em Santa Luzia, na Grande BH. Na semana do pagamento de salários e benefícios, bancos e casas lotéricas do município têm filas quilométricas onde jovens e idosos se aglomeram, sem respeitar a distância recomendada. Para tentar melhorar a segurança, a prefeitura passou a realizar a medição da temperatura das pessoas e emitir alertas em carros de som. Além disso, o Executivo estuda instrumento jurídico para multar os estabelecimentos que não fornecerem EPIs e higienização aos clientes. 

A ação começou nesta quarta-feira. Segundo o prefeito Christiano Xavier (PSD), a fiscalização vai ocorrer todos os dias no horário de funcionamento das instituições financeiras. Nesta manhã, técnicos mediam a temperatura de quem estava na fila e carros de som orientavam que quem estivesse com temperatura alta devia procurar um serviço de saúde. 

Para o prefeito, a população não tem levado a sério a ameaça que a doença representa. “Muitos ainda não se afastam direito. Eu acho que ainda não estão com medo do que aconteceu em outros países. Os Estados Unidos bateram recorde, 2 mil pessoas morreram num dia, e acham que isso não vai acontecer aqui. Infelizmente, não cumprem essas medidas de isolamento”, comentou Xavier. 

Ele explica que a saída é intensificar ações e adotar medidas mais rígidas. “Na Procuradoria estamos estudando um instrumento jurídico para as instituições por não oferecerem máscaras e higienização necessária. Fizemos com supermercados, alguns colocaram tanques para lavar as mãos”, contou. A ideia é de que bancos e lotéricas ofereçam os equipamentos para os clientes, ou serão multados. 

Saiba Mais

O prefeito também informou que solicitou ao sindicato do comércio do município a elaboração de um plano de ação que contemple o fornecimento dos equipamentos de proteção individual e itens de higienização aos clientes. Uma vez levado ao comitê, o plano será analisado para que seja avaliada a possibilidade flexibilização do funcionamento do comércio, que continua fechado. 

Christiano Xavier também fez um apelo à população. “É preciso manter as medidas de isolamento da forma mais rígida possível. Graças a Deus o Brasil está caminhando em passos lentos para o contágio, mas porque estão cumprindo. Se pararem, vai piorar”, enfatiza. Até o momento, Santa Luzia tem um caso confirmado da Covid-19. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags