Brasil

Centenas de brasileiros em Portugal pedem repatriação e reclamam de descaso

Sem dinheiro para alimentação e moradia, centenas fazem apelo para serem repatriados e reclamam de descaso das autoridades

Correio Braziliense
postado em 11/04/2020 06:00
Sem dinheiro para alimentação e moradia, centenas fazem apelo para serem repatriados e reclamam de descaso das autoridadesEm meio à pandemia do coronavírus na Europa, brasileiros isolados em Portugal pedem ajuda ao governo do Brasil para serem repatriados. Pessoas desempregadas, desabrigadas e que estão em situação irregular enfrentam uma série de dificuldades, como falta de alimentação, dinheiro e remédios. A advogada Rilane Santos, de 46 anos, e a mestra em linguística, Anna Carolina Land, 29 anos, residentes no país europeu, montaram uma lista com cerca de 400 brasileiros que querem retornar ao país.

“Eu e Rilane estamos entrando em contato com diversas pessoas aqui, em Portugal, para que ajudem a gente com doações de alimentos e remédios. Na nossa conta, em torno de 24 famílias precisam de muita ajuda”, relata Anna Carolina, em entrevista ao Correio.

Segundo Rilane, centenas de brasileiros estão sem moradia e alimentação e, mesmo assim, muitos não se encaixam nas condições impostas para a repatriação. “Me choca ver o número de pessoas desesperadas, sem alimentos, sem casa, sem qualquer ajuda do governo, mesmo preenchendo formulários da embaixada. Sequer têm respostas”, reclama. Para a advogada, o governo do Brasil “tem de entender que precisa repatriar, não só turistas, mas quem está desempregado, sem condições de ter ajuda dos programas sociais do governo português por ser um processo burocrático.”

Quando procuram ajuda de autoridades brasileiras, de acordo com Rilane, “as respostas do governo são automáticas”. Seja no site do Itamaraty, seja na embaixada, em Lisboa, afirma. “Alegam que só irão agir e socorrer as pessoas quando os voos comerciais acabarem, mas quem tem fome e frio não pode esperar”.

O técnico em telecomunicações Marcelo de Souza, de 46 anos, desembarcou em Portugal no dia 3 de fevereiro deste ano. Ele conseguiu trabalho em nove dias, em uma fábrica. Mas conta que, devido à pandemia, foi despedido, assim como muitos brasileiros no país, segundo ele. “Atualmente, estou morando com um amigo e sendo ajudado por ele. Se não, estaria vagando na rua. Hotéis e alugueis estão muito caros. Eu não conseguiria arcar porque preciso me alimentar”, relata.

Resposta do Itamaraty

Procurado, o Itamaraty informou que todos os brasileiros retidos no exterior estão sendo considerados pelo órgão. Diz, ainda, que trabalha para que aqueles que estejam com dificuldades retornem ao Brasil e possam juntar-se aos 11.800 nacionais repatriados desde o início da crise.

Dados oficiais pontam que 5,4 mil brasileiros continuam no exterior.Em Portugal, estão 1.296 pessoas. O Itamaraty informa que, desde o país europeu, mais de 6,3 mil já retornaram ao Brasil por via aérea, com algum tipo de apoio da Embaixada e dos consulados, desde 21 de março. Sobre os que se encontram em situação de dificuldade, o Itamaraty diz que eles podem solicitar ajuda junto ao consulado ou à Embaixada, na região onde vivem, os quais buscarão, de acordo com as limitações legais existentes, dar apoio aos brasileiros com problemas financeiros. (Colaborou Sarah Teófilo)

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags