Brasil

Governo cancela solenidade de 300 anos de Minas Gerais por coronavírus

Devido à pandemia, o evento de 21 de abril em homenagem a Tiradentes foi suspensa. Ações do tricentenário da Capitania de Minas também foram cancelados

Correio Braziliense
postado em 13/04/2020 11:29
Devido à pandemia, o evento de 21 de abril em homenagem a Tiradentes foi suspensa. Ações do tricentenário da Capitania de Minas também foram canceladosA tradicional solenidade do dia 21 de Abril, em homenagem ao herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792) e à Inconfidência Mineira (1788-1789), em Ouro Preto, na Região Central, foi suspensa pelo governo de Minas. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (13), a assessoria do governador Romeu Zema informou que, "no momento, a prioridade do governo de Minas é combater a propagação da Covid-19 no estado, e, sendo assim, a realização de eventos oficiais está suspensa, em razão da pandemia".

Não bastasse interferir dramaticamente no presente e comprometer o futuro, o novo coronavírus (Covid-19) conspira contra o passado das Gerais. À frente das comemorações dos 300 anos da Capitania de Minas, com programação cívica, cultural e educativa em 2020, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) cancelou sessões e reuniões até 30 deste mês. O presidente da entidade, Luiz Carlos Abritta, explicou que a decisão está de acordo com a portaria do Ministério da Saúde sobre emergência em saúde pública de importância nacional.

Saiba Mais

Desta forma, foram suspensas as mesas redondas, reunião da comissão do Tricentenário, o curso de história oral (16/4) e sessão ordinária sobre a Inconfidência Mineira (25/4), entre outros.

Em Caeté, na Grande BH, ainda não há definição sobre cancelamento de festas alusivas aos 300 anos de Minas. A cidade está mobilizada para celebrar as datas, e vem assim desde 2019, com abertura do calendário e envolvimento da comunidade estudantil.

Vila Rica

 
Na cidade que comemora, em 2020, 40 anos do título de Patrimônio da Humanidade, o prefeito Júlio Pimenta decretou uma série de medidas para evitar o contágio pelo Covid-19, em Ouro Preto, antiga Vila Rica. Entre elas, o fechamento da Casa da Ópera. Considerado o teatro (em funcionamento) mais antigo das Américas, a Casa da Ópera completará 250 anos em junho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags