Correio Braziliense
postado em 13/04/2020 11:29
A tradicional solenidade do dia 21 de Abril, em homenagem ao herói Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792) e à Inconfidência Mineira (1788-1789), em Ouro Preto, na Região Central, foi suspensa pelo governo de Minas. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (13), a assessoria do governador Romeu Zema informou que, "no momento, a prioridade do governo de Minas é combater a propagação da Covid-19 no estado, e, sendo assim, a realização de eventos oficiais está suspensa, em razão da pandemia".Não bastasse interferir dramaticamente no presente e comprometer o futuro, o novo coronavírus (Covid-19) conspira contra o passado das Gerais. À frente das comemorações dos 300 anos da Capitania de Minas, com programação cívica, cultural e educativa em 2020, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) cancelou sessões e reuniões até 30 deste mês. O presidente da entidade, Luiz Carlos Abritta, explicou que a decisão está de acordo com a portaria do Ministério da Saúde sobre emergência em saúde pública de importância nacional.
Saiba Mais
Em Caeté, na Grande BH, ainda não há definição sobre cancelamento de festas alusivas aos 300 anos de Minas. A cidade está mobilizada para celebrar as datas, e vem assim desde 2019, com abertura do calendário e envolvimento da comunidade estudantil.
Vila Rica
Na cidade que comemora, em 2020, 40 anos do título de Patrimônio da Humanidade, o prefeito Júlio Pimenta decretou uma série de medidas para evitar o contágio pelo Covid-19, em Ouro Preto, antiga Vila Rica. Entre elas, o fechamento da Casa da Ópera. Considerado o teatro (em funcionamento) mais antigo das Américas, a Casa da Ópera completará 250 anos em junho.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.