Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 15:46
O Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou estudo positivo realizado na Alemanha sobre a eficácia do uso do álcool com concentração de 30% para a higienização das mãos contra o coronavírus.De acordo com a microbiologista Viviane Alves, como o álcool em gel 70% ainda está escasso no mercado, ter esta opção é uma boa notícia. “Mas é preciso ter atenção ao tempo em que esfregamos o álcool nas mãos. Se o 70% só é eficiente se for friccionado entre as mãos por 15 segundos, o de 30% ou mais precisa ser usado por 30 segundos”, alerta.
Saiba Mais
De qualquer forma, é preciso deixar claro que a higienização das mãos com álcool só é indicada para quando a pessoa não tem disponível por perto água e sabão, cuja combinação ainda é o melhor método. Outra dica muito importante é que o álcool, em qualquer concentração, não é eficiente quando as mãos estão visivelmente sujas, já que vírus e bactérias permanecem “escondidos” atrás dessa matéria orgânica e não seriam inativados.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.