Na contramão das recomendações da Organização Mundial da Saúde, manifestantes pró-bolsonaros saíram às ruas de São Paulo dentro de carros para protestar contra as medidas de isolamento adotadas no estado. Um carro de som conduzia o grupo, na tarde deste sábado (18/04), saindo da região do Parque Ibirapuera, na Zona Sul da cidade. Com bandeiras do Brasil e vestidos de verde e amarelo, os manifestantes gritavam “Fora, Doria” e pediam pelo impeachment do governador.
Pelo Twitter, João Doria criticou a ação do grupo, ressaltando que 225 cidades do estado são afetadas pelo Covid-19 e que o vírus já matou 991 pessoas em SP. “No mesmo dia, algumas manifestações a favor do coronavírus sugiram como ato de sabotar o trabalho de profissionais de saúde, que continuam lutando para salvar vidas”, escreveu. Ele decidiu estender a quarentena no estado até o dia 10 de maio.
Neste sábado São Paulo chegou a 991 mortos e a doença já atingiu 225 cidades do nosso Estado. No mesmo dia, algumas manifestações a favor do coronavÃrus sugiram como ato de sabotar o trabalho de profissionais de saúde, que continuam lutando para salvar vidas.
%u2014 João Doria (@jdoriajr)
Além dos ataques contra o governador, os bolsonaristas também protestaram contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apontado pelo presidente como articulador para tentar derrubá-lo. A principal reivindicação é para a normalização das atividades, como a reabertura do comércio e a adoção de uma política de isolamento vertical, ou seja, quando somente a parcela mais suscetível à doença precisa permanecer em casa.
Outras manifestações em apoio a Bolsonaro ocorreram pelo país. No Rio e em Porto Alegre os protestos também ocorreram em forma de carreata. Em Brasília, um grupo de pessoas se reuniu em frente ao Palácio do Planalto e foi recebido pelo presidente, que afirmou: “Não tem que se acovardar”. Um grupo de fiéis católicos entregou uma imagem de Jesus Misericordioso a Bolsonaro. A maioria dos apoiadores, incluindo idosos, não usava máscaras e nenhum tipo de proteção individual.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.