Correio Braziliense
postado em 20/04/2020 14:03
A Organização Mundial da Saúde (OMS) negou ter ignorado um e-mail de autoridades de Taiwan que teria denunciado os primeiros casos de transmissão entre humanos do coronavÃrus, no final de dezembro, como afirmado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última semana. "A primeira informação sobre coronavÃrus não veio de Taiwan", garantiu o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta Segunda-feira (20) em Genebra, na SuÃça.
Tedros Ghebreyesus também voltou a reiterar que o relaxamento das medidas de distanciamento social devem seguir uma série de fatores, entre eles a capacidade dos sistemas de saúde de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos de covid-19. "Queremos enfatizar que afrouxar as restrições não significa o fim da epidemia em qualquer paÃs. Acabar com a epidemia vai demandar esforço sustentável da parte de indivÃduos, comunidades e governos para continuarem a suprimir e controlar o vÃrus", afirmou.
O diretor-geral da OMS ressaltou que a entidade está comprometida em salvar vidas e agradeceu ao apoio dos ministros da Saúde do G-20, em teleconferência realizada ontem. Segundo Tedros, o Fundo de Resposta Solidário à covid-19 arrecadou mais de US$ 194 milhões e mais de 100 paÃses se associaram aos testes clÃnicos sobre a doença.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.