Brasil

São Paulo terá retomada gradual das atividades a partir de 11 de maio

Doria anuncia plano de retorno das atividades, que privilegiará inicialmente os setores com maior vulnerabilidade econômica e menor risco para a saúde. Mas enfatizou que não representará a suspensão da quarentena. Outros estados estudam fazer o mesmo

Correio Braziliense
postado em 23/04/2020 06:00
Doria anuncia plano de retorno das atividades, que privilegiará inicialmente os setores com maior vulnerabilidade econômica e menor risco para a saúde. Mas enfatizou que não representará a suspensão da quarentena. Outros estados estudam fazer o mesmoO governador João Doria, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22/4) o plano de retorno às atividades econômicas, que começa a partir de 11 de maio. Inicialmente, a abertura será voltada para os setores que têm maior vulnerabilidade econômica, porém de menor risco para a saúde. Apesar de detalhar o programa, ele não disse quais são as áreas que retomarão as atividades primeiramente.

“Detalhes só serão anunciados no dia 8 de maio, se todas as circunstâncias permitirem”, explicou Doria, na 32ª coletiva de imprensa feita no Palácio dos Bandeirantes sobre a crise do novo coronavírus.

O governador informou que as situações locais e regionais serão levadas em conta para o recomeço das atividades. Entre os critérios que serão analisados estão a ocupação diária de leitos nos hospitais, capacidade de testagem de casos do novo coronavírus e o avanço da infecção. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 no estado é de 53,3%. A ocupação de vagas de enfermaria no estado é menor e chega a 40,5% –– a taxa soma os leitos de hospitais públicos e privados.

Doria afirmou que, até 10 de maio, não haverá nenhuma alteração da quarentena de São Paulo. A retomada não significa, no entanto, a decretação do fim do isolamento. “Não estamos anunciando que no dia 11 de maio não teremos mais nenhuma quarentena. Teremos o plano que vai estabelecer áreas e setores que poderão retomar as atividades e outros não. Um plano flexível, amparado na ciência, na medicina, nas questões regionais e também na economia”, avisou.

Ao citar serviços que continuaram a funcionar durante a quarentena, Doria assegurou que 74% da economia de São Paulo permaneceram ativas durante o período. No entanto, ressaltou que a economia não se sobrepõe às recomendações médicas. “Em uma pandemia como essa, quem determina nossos passos são a saúde e a ciência”, reforçou.

As palavras de Doria são alfinetadas na Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo (Facesp) e na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que divulgaram comunicado em que pedem para que o comércio seja parcialmente reaberto a partir do dia 1º de maio. As instituições dizem que em uma suposta volta, seriam respeitadas regras de segurança. Afirmam ainda que a paralisação do varejo significa a não circulação de R$ 1 bilhão por dia.

Sinais

Outros estados com números também preocupantes de infecção da Covid-19 dão sinais de que seguirão a linha adotada por São Paulo. Tal como o Rio de Janeiro, que já tem hospitais no limite de ocupação e pacientes precisando ser transferidos para cidades do interior do estado. Mesmo com 78% de ocupação dos leitos de UTIs da rede estadual, o governador Wilson Witzel cogita flexibilizar a quarentena a partir de 1º de maio. Apesar de estar em fase de análise, a nova medida deverá trazer a reabertura do comércio, incluindo o da capital, além da volta da circulação de ônibus intermunicipais e dos cultos religiosos.

Entre os cinco estados com mais casos, até aqueles que já sofrem com o colapso do sistema de saúde começam a debater planos para o retorno das atividades de comércio, serviços e demais atividades, mesmo sem previsão para colocá-los em prática. No Ceará, antes da superlotação das UTIs, o governador Camilo Santana chegou a anunciar uma flexibilização da quarentena no início do mês. Depois recuou. Agora, assegura que a comissão criada para tratar da reabertura será pautada pelas orientações da área da saúde do estado.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags