Correio Braziliense
postado em 23/04/2020 14:42
Minas Gerais não conta com leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 29 das 89 divisões administrativas da rede de assistência do estado. O aparato é considerado fundamental neste período de pandemia do novo coronavírus.O levantamento, feito pelo projeto coronavírus-MG.com.br, organizado pelos jornalistas Cristiano Martins e Ígor Passarini, é baseado nos últimos registros do Cadastro Nacional de Estabelecimentos (CNES), referentes a fevereiro deste ano. O site informa que os números coincidem com os divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ainda de acordo com os dados recolhidos pelo site, o déficit atinge um total de 196 cidades mineiras.
O estudo também aponta para outro fato, baseado em uma regra da Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão estabelece que haja pelo menos dez leitos para cada 100 mil habitantes, o que não acontece em 27 regiões mineiras.
Saiba Mais
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgados nesta quinta-feira, o coronavírus já matou 51 pessoas e infectou outras 1.308 em solo mineiro. Os casos suspeitos chegam a 77.775 no estado, e 85 óbitos são investigados.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.