Brasil

Situação de Manaus ainda deve piorar: pico no Amazonas será em maio

O Amazonas já confirmou 2.479 casos da Covid-19 e registrou 207 mortes

Correio Braziliense
postado em 23/04/2020 14:45
Covas são abertas em cemitério de ManausO pico de casos do novo coronavírus no Amazonas, um dos estados que já registra o colapso do sistema de saúde, deve acontecer na primeira quinzena de maio. A informação foi divulgada pelo governador do estado, Wilson Miranda Lima, durante a audiência pública sobre a situação do Amazonas realizada pela comissão externa da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (23/4).

Para enfrentar o pico de casos previsto para os próximos dias, o governador ressaltou o pedido que já vem sendo feito pelo governo do estado. "O Amazonas precisa de equipamentos e insumos: respiradores, equipamentos de proteção individual e recursos humanos", afirmou Wilson.

De acordo com a secretária estadual de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, a maior dificuldade enfrentada é a compra de respiradores, equipamento necessário para montar um leito de UTI. "Só vamos conseguir chegar a um número total de leitos a medida que conseguirmos fazer a compra desses respiradores", afirmou.

De acordo com a secretária, o estado do Amazonas necessitaria de 2190 leitos para atendimento e assistência ao Covid-19.

O governador ainda pontuou que o estado convive com duas pandemias: o novo coronavírus e a H1N1. "Estamos no período do inverno amazônico, onde há uma chuva mais intensa. Isso facilita as síndromes respiratórias e faz com que as nossas unidades de saúde estejam lotadas. Nós estamos trabalhando no nosso limite", disse.

Wilson Miranda ressaltou também uma preocupação com o interior do estado. De acordo com ele, 32 municípios do Amazonas já registraram casos do novo coronavírus. "Já temos mortes no interior. O município de Manacapuru é um dos que mais preocupa", indicou.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Amazonas já confirmou 2.479 casos da Covid-19 e registrou 207 mortes.   

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags