O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decretou luto oficial por três dias pelas vítimas da pandemia do novo coronavírus. A cidade é o epicentro da doença no Brasil e soma ao menos 1.035 mortes, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
A determinação foi publicada no Diário Oficial deste sábado (25/4), data em que entra em vigor.
O texto justifica a decisão como "expressão de profundo pesar pelos falecimentos ocorridos".
O decreto aponta, ainda, a "grande tristeza de que a cidade de São Paulo é tomada" e o "espírito de solidariedade do povo paulistano, que está enfrentando unido a grave pandemia". Além disso, ressalta a "desolação que se abate sobre cada uma das famílias enlutadas, da qual compartilha, sensibilizado, todo o povo paulistano".
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o número de casos confirmados da doença na capital de paulista até as 15 horas de sexta-feira, 24, é de 12.202, além de 48.130 suspeitos.
Um balanço divulgado pela secretaria na sexta-feira aponta que 67% dos leitos de UTI para pacientes da covid-19 estão ocupados.
Como mostrou o jornal O Estado de S.Paulo, a periferia concentra a maior parte das mortes na capital.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.